HomeEmpreendedorismoSucesso x Felicidade: O quê você busca?

Sucesso x Felicidade: O quê você busca?

Muita gente busca sucesso e felicidade, juntos, como se um dependesse do outro. E é sobre isso que vamos falar hoje: da diferença entre sucesso e felicidade. Descubra qual você realmente procura.

O quê significa ser feliz? E como isso é diferente de ser bem-sucedido? E como há muitas pessoas bem-sucedidas que não são felizes e muitas pessoas felizes que não se consideram bem-sucedidos?

Sempre ouço à Podcasts voltados para coaching (desenvolvimento pessoal e profissional) de uma coach chamada Brooke Castillo e este post é totalmente voltado ao assunto que ela aborda em um de seus episódios. O link para o site em inglês você encontra no final do post.

O comum é pensarmos na felicidade sempre atrelada ao sucesso. Por exemplo: tem gente que acha que se for magro, será feliz. E as pessoas acham que se você for bem-sucedido, significa que está automaticamente feliz. E as pessoas me dizem: “Se eu tivesse mais dinheiro, seria mais feliz. E se eu tivesse um negócio mais bem-sucedido, seria mais feliz. ” E isso pode ser verdade. Mas você não está feliz por causa do sucesso. O que você precisa entender é que eles podem ser correlacionados, mas não são a causa de. Então, vamos falar sobre o que significa ser feliz e por que tantos de nós pensamos que esse é o fim do jogo, e mais importante: como tentamos ter sucesso para chegar lá.

Vamos começar pensando sobre a felicidade. Se você seguisse um raciocínio linear, se pensar na emoção da felicidade, poderá ser feliz sempre que tiver um pensamento feliz. Portanto, se a felicidade é uma emoção e todas as emoções são causadas por nossos pensamentos, tudo o que temos a fazer é ter pensamentos felizes e seremos felizes. E isso é verdade. Sentiremos algum nível de felicidade se tivermos pensamentos felizes.

O problema é que não queremos ter pensamentos felizes o tempo todo porquê vivemos em um mundo que têm uma experiência metade feliz e metade triste entregue para nós. E então, há muitas coisas no mundo das quais não queremos ser felizes. Há muitas coisas ou vidas pelas quais não queremos nos sentir felizes.

E assim, quando pensamos que a felicidade é a meta e quando buscamos a felicidade como se fosse o destino final, acabamos sendo infelizes porque é impossível sermos fiéis a nós mesmos e íntegros e ter uma experiência autêntica do mundo e ser feliz o tempo todo. E quando nos julgamos contra esse nível de felicidade, podemos fazer com que nos sintamos ainda pior. Então, se podemos ter sido felizes 50% do tempo, mas ficamos chateados por não sermos felizes nos outros 50% do tempo, agora apenas nos tornamos mais infelizes.

na verdade vai se sentir infeliz porque não entende o conceito de que é a maneira como você pensa sobre sua vida que cria essa emoção.

Ficamos menos felizes porque não somos mais felizes? Quê? Isso não faz sentido.

Então, as pessoas querem tentar ser feliz, ficarem mais felizes criando sucesso. Eles pensam que se saírem para o mundo e forem mais bem-sucedidos – e talvez seja em termos de dinheiro. Talvez seja em termos de seu trabalho. Talvez seja em termos de relacionamento. Talvez seja em termos de criar seus filhos – então, de alguma forma, isso o deixará feliz.

Agora, a verdade é que, se você acredita que o sucesso o fará feliz e você obterá algum nível de sucesso, terá pensamentos que o farão feliz. Mas se você espera que a circunstância, a quantidade de dinheiro, a pessoa, o casamento, os filhos o façam feliz e você não se sentir feliz, você na verdade vai se sentir infeliz porque não entende o conceito de que é a maneira como você pensa sobre sua vida que cria essa emoção.

Então, muitos dizem: “Bem, eu não preciso de sucesso para ser feliz, não preciso de dinheiro para ser feliz”. Claro que não precisa! Você pode ser feliz sem isso. Não há razão para acreditar que você precisa ter essas coisas para ser feliz.

LEIA TAMBÉM  Site próprio ou marketplace? Qual é a melhor opção?

E quando dizem: “Não quero buscar mais dinheiro. Já estou feliz”, como se um fosse tirar do outro, como se a busca pelo sucesso fosse de alguma forma tirar aquele nível de felicidade. E este é um ponto muito importante no qual quero que todos pensem.

Se você acredita que quanto mais sucesso tiver, menos feliz será, você deixará de perseguir o sucesso e custará a si mesmo o sucesso por um motivo inválido, já que um não depende do outro, certo? E se você, por outro lado, está perseguindo o sucesso para ser feliz, você se esgotará com a agitação interna desta perseguição e garantirá que não será feliz e que não terá mais sucesso.

Em resumo: Se você acha que o sucesso vai custar-lhe felicidade, parará de perseguir o sucesso. E se você acha que o sucesso lhe trará felicidade, você se esforçará tanto que garantirá que não será feliz quando for bem-sucedido. Este é o ponto-chave da questão Sucesso x Felicidade.

O que quero ensinar a você é que ambas são coisas muito independentes que podem ser muito complementares. Quando você aprender a enfocar sua vida de uma maneira 50-50 e permitir que a felicidade esteja em um nível 50-50, você se sentirá menos infeliz com sua infelicidade. Portanto, você não ficará infeliz com a sua infelicidade, então não a agravará e, na verdade, convidará mais alegria para sua vida ao aceitar as partes de sua vida que não são as mais alegres.

E quando você permitir isso, você terá mais energia, você terá mais ideias, você terá mais criatividade, você terá mais em sua vida para criar. Você terá mais energia. Você terá mais combustível. E será mais fácil para você criar sucesso. Quando você usa a energia da felicidade para criar sucesso, é quando você escala sua própria felicidade. Você busca o sucesso com a alegria de já tê-lo.

Quando se está em constante busca pelo sucesso, não é possível apreciá-lo.

Diferente de outros coaches, eu não tenho a energia da pressa, não tenho o esgotamento e não tenho a exaustão que muitos outros têm enquanto lutam com seu sucesso. O sucesso deles, na verdade, custa-lhes a felicidade. Porque eles estão em constante busca por isso, eles não conseguem apreciá-lo.

Então, no meu caso – estou pensando em um dos meus amigos com quem converso sobre isso. E ele me dirá: “Bem, é mais importante para mim apenas aproveitar a vida. É mais importante para mim estar presente. É mais importante para mim não fazer pressa, portanto, não vou perseguir o sucesso. Vou desistir desse sonho para ser feliz. ”

E direi a ele: “Mas eu tenho os dois. Como posso ter os dois? Como sou capaz de gerar a riqueza e o sucesso e os empregos e a oferta e a contribuição em um nível tão alto e também manter um nível de felicidade de 50% que me alimenta para ser capaz de contribuir continuamente e querer contribuir para o resto da minha vida?”

Tenho um amigo que é muito bem-sucedido, mas mal pode esperar para parar de ter sucesso. Ele só queria ter sucesso e acabar com isso, ganhar dinheiro, então ele poderia ser feliz. Queria criar, contribuir e acumular riqueza suficiente para então desfrutar de sua vida. E surpresa! Não funcionou assim. E há uma sensação de vazio que ele está experimentando agora, embora ele tenha todo o dinheiro, teve todos os sonhos se tornando realidade, apressando todo o caminho para criar todas as coisas. E há um nível de satisfação com esse sucesso, mas também um nível de vazio, porque ele não proporcionou a felicidade que ele esperava.

Ainda será 50-50. O nível de felicidade não aumentará, então as pessoas me perguntarão: “Por que buscaria mais sucesso se não serei mais feliz?” E eu os lembro, a razão do sucesso não é a felicidade. A felicidade pode alimentar nosso sucesso, mas não é por isso que vamos atrás dela.

LEIA TAMBÉM  Como empreender me ajudou a sair do meu emprego fixo

E porque somos ensinados tantas vezes que a busca pela felicidade é o objetivo, e que a felicidade é encontrada em um corpo mais magro, em um ótimo relacionamento, em muito dinheiro e uma profissão bem-sucedida e respeitável, acabamos ficando muito desapontados muitos dos momentos em nossas vidas em que não conseguimos manter esse nível de felicidade, mesmo depois dessa conquista.

Portanto, uma das maneiras pelas quais desejo encorajar todos vocês a abordar isso é, em primeiro lugar, separá-los. O sucesso é divertido e o sucesso é incrível e o sucesso é uma oportunidade de crescimento e o sucesso é empolgante enquanto você o cria. Mas isso não te deixa feliz. E isso não significa que você não vá atrás disso. Significa apenas que você designa essas tarefas dentro de seu cérebro para coisas diferentes.

Se você confia no seu sucesso para ser feliz, provavelmente irá sabotá-lo.

Portanto, ao buscar a felicidade, você trabalhará com seus pensamentos. Você vai ativar pensamentos que ativam emoções que fazem você se sentir feliz. E sempre que você está buscando a felicidade, isso é tudo que você precisa fazer.

Agora, você pode criar circunstâncias em sua vida que tornem mais fácil para você ter pensamentos que o façam feliz? Certo. Mas é a maneira mais difícil. Manipular as circunstâncias para não ter que controlar sua mente é uma maneira de fazer isso, mas é exaustivo.

Quando você gerencia sua mente para ser feliz, as circunstâncias podem mudar ou não e você ainda pode sentir esse nível de alegria. Então, uma vez que você entende esse conjunto de habilidades, o conjunto de habilidades da felicidade em termos de gerenciar sua mente e criar emoção a partir desse lugar, você separa isso e olha para o sucesso como algo diferente de felicidade.

E o sucesso não é algo que você cria para ser feliz. É algo que você cria a partir da felicidade, do combustível, da alegria da felicidade. E você tem que definir por si mesmo o que é sucesso e o que significa para você.

E quero que você tenha muito cuidado aqui, porque muitos de nós tentamos ser muito virtuosos quando definimos o sucesso. Tentamos ser morais demais ao definir o sucesso. O que quero encorajá-lo a fazer é definir o sucesso com base em seus desejos mais profundos, seus desejos mais verdadeiros. O que é que você tem dentro de você que quer se expressar, que quer ser criado, que quer ser realizado? Você está disposto a sacrificar um pouco de conforto, talvez até um pouco de felicidade temporariamente, para que possa perseguir o maior sonho da sua vida?

Muitas vezes, o que acontece é que perseguimos um grande sonho, escrevemos um grande sonho e, então, de repente, nos sentimos ansiosos, assustados, chateados e loucos. Custamos a nós mesmos alguma felicidade. Temos que trabalhar o nosso caminho de volta com nossos pensamentos para, então, ser realinhados para que tenhamos o combustível para realizar nossos sonhos.

E seremos arrancados disso muitas vezes com dúvidas, com frustração, com medo. Teremos que voltar à nossa mente e regenerar o que significa pensar de uma forma que crie felicidade. E quando você tem os dois, quando você tem sucesso e felicidade, não é porque eles dependem um do outro. É porque você os perseguiu e se concentrou neles.

E se você puder manter sua felicidade até o sucesso, será muito mais fácil mantê-la depois de ter sucesso. Se você confia no seu sucesso para ser feliz, provavelmente irá sabotá-lo.

Separe-os. Mantenha-os em atividades individuais. Aprenda-os como diferentes conjuntos de habilidades e sempre saiba que ambos estão disponíveis para você. Você tem que definir o que eles são e depois persegui-los de maneiras diferentes.

O sucesso não vai te fazer feliz. Mas você deve ir atrás de qualquer maneira.

Baseado no post de Brooke Castillo do podcast: https://thelifecoachschool.com/podcast/378 

O que você achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas