HomeEstilo de VidaPergolados de madeira: ideias de como fazer um cantinho charmoso no seu...

Pergolados de madeira: ideias de como fazer um cantinho charmoso no seu quintal

Construir um pergolado de madeira em casa é um projeto de melhoria externa que pode ser uma ótima maneira de adicionar uma área sombreada e aconchegante para desfrutar ao ar livre. Aqui estão algumas ideias para construir um pergolado de madeira em casa:

Pergolado de madeira com cobertura de vidro
Pergolado rústico coberto por folhagens

Escolha o local

Escolha um local no seu quintal que seja plano e nivelado. Você pode querer considerar a orientação solar, para garantir que seu pergolado ofereça sombra nos horários mais quentes do dia.

LEIA TAMBÉM  A escrita terapêutica como forma de aliviar o estresse

Tipos de Madeira para Pergolados

Existem muitas opções de madeira disponíveis para construir um pergolado, incluindo cedro, ipê e pinho. Certifique-se de escolher um tipo de madeira que seja resistente ao clima e durável.

A madeira de pinus é a mais econômica e também é muito resistente para fazer pergolados, mas ela deve ser tratada antes de ser utilizada. Você pode utilizar a madeira do eucalipto para fazer estruturas que não requerem aplainagem.

É interessante preparar toda a madeira com produtos que a deixem mais duradoura antes de começar a montagem. Você pode utilizar verniz marítimo ou stain para proteger e dar cor à sua madeira.

Recomendo estes produtos que utilizei aqui em casa:

Planejando seu pergolado de madeira

Decida o tamanho do pergolado com base no espaço disponível e na finalidade do projeto. Você pode querer construir um pergolado pequeno para uma área de estar mais íntima, ou um grande para abrigar uma mesa de jantar ao ar livre.

Faça um desenho do pergolado e decida o design, incluindo a forma do telhado, a altura do pergolado e o espaçamento das vigas de madeira.

Preparo e instalação

Prepare o terreno removendo qualquer vegetação ou detritos e nivelando a área.

Use postes de madeira tratada para fixar as colunas no chão. Fure o chão (a base deve ser de concreto) e cimente um parafuso rosca para fixar o poste no chão. Certifique-se de que as colunas estejam niveladas e bem presas.

Prenda as vigas ao topo das colunas, usando parafusos de alta qualidade. Parafusos para telhas de eternit são maiores e garantem uma fixação maior. Certifique-se de que as vigas estejam niveladas e alinhadas corretamente.

Instale o telhado

Adicione o telhado do pergolado, usando madeira, bambu, treliça ou outro material de sua escolha.

LEIA TAMBÉM  A escrita terapêutica como forma de aliviar o estresse

Para um pergolado de estilo colonial, você pode colocar telhas portuguesas de cerâmica em sua cor natural ou esmaltadas na cor que preferir.

Adicione decorações, como lanternas, plantas, cortinas ou outros acessórios para personalizar seu pergolado.

Quer ver mais ideias para pergolados de madeira? Veja nosso vídeo no You Tube e aproveite para seguir nosso canal:

O que você achou?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas