HomeEmpreendedorismoSite próprio ou marketplace? Qual é a melhor opção?

Site próprio ou marketplace? Qual é a melhor opção?

Por que é melhor ter um site próprio do que anúncios em um marketplace?

Quando se inicia um negócio on-line, a forma mais comum e com melhor custo-benefício são os marketplaces, por geralmente serem sites já consolidados e com maior acesso do que um site recém criado. Porém, com o passar do tempo, vamos nos deparando com problemas que acabam afetando nossa marca e até mesmo nossa produtividade.

Artesã trabalhando em seu próprio negócio. Foto: Freepik

Depois de um certo tempo trabalhando com marketing on-line, você começa a se questionar se realmente vale a pena aplicar todo seu tempo e trabalho num marketplace e ficar sujeito à regras e políticas de terceiros, que mudam o tempo todo e alteram sua rotina.

Separei aqui 10 motivos para você analisar e decidir o quão importante é para sua marca ter o seu próprio site.

1. Controle da experiência do usuário

Ao vender em marketplaces, o controle sobre a experiência do usuário é limitado. O design do site, as opções de navegação e as políticas de atendimento ao cliente são definidos pela plataforma, não pelo vendedor. Já com um site próprio, é possível criar uma experiência única e personalizada para o usuário. É possível escolher as cores, as fontes, a disposição dos elementos e muitos outros detalhes que influenciam na percepção do usuário sobre a marca.

2. Maior liberdade para implementar estratégias de marketing

Em um marketplace, as opções de marketing são limitadas. Os vendedores geralmente não podem enviar e-mails marketing ou criar campanhas publicitárias dentro do site. Já com um site próprio, é possível implementar diversas estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes. É possível utilizar SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais e outras táticas para aumentar a visibilidade e a reputação da marca.

3. Menores taxas e maiores margens de lucro

Os marketplaces cobram uma taxa pelos produtos vendidos, o que pode representar uma grande fatia do lucro do vendedor. Além disso, em alguns casos, os marketplaces podem limitar o preço mínimo do produto, reduzindo ainda mais a margem de lucro. Já com um site próprio, é possível definir os preços e as políticas de envio e pagamento sem intermediários, o que permite uma maior flexibilidade e rentabilidade.

LEIA TAMBÉM  A escrita terapêutica como forma de aliviar o estresse

4. Maior controle sobre o estoque e a logística

Em um marketplace, o controle sobre o estoque e a logística também é limitado. Os vendedores geralmente precisam seguir as políticas de envio e armazenamento da plataforma, o que pode gerar atrasos e problemas de logística. Já com um site próprio, é possível gerenciar o estoque e a logística de forma mais eficiente e personalizada, o que aumenta a satisfação dos clientes e reduz os custos operacionais.

5. Construção de uma marca forte e reconhecida

Ter um site próprio é uma forma de construir uma marca forte e reconhecida no mercado. Com um design único e uma estratégia de marketing bem elaborada, é possível criar uma identidade visual e uma reputação que se destacam da concorrência. Além disso, ter um site próprio permite criar uma relação mais próxima e personalizada com os clientes, o que aumenta a fidelidade e o engajamento.

6. Menor dependência de terceiros

Vender exclusivamente em um marketplace pode ser arriscado, já que o vendedor fica dependente da plataforma. Se o marketplace decidir mudar suas políticas, regras ou mesmo deixar de existir, o vendedor pode perder toda a sua base de clientes e vendas da noite para o dia. Ter um site próprio significa que o negócio não está vulnerável a essas mudanças repentinas e tem maior controle sobre seu destino.

7. Acesso a dados e análises detalhadas

Com um site próprio, é possível ter acesso a dados e análises detalhadas sobre o desempenho do negócio. É possível monitorar o tráfego do site, as conversões, o comportamento do usuário e muitas outras métricas importantes para a tomada de decisões estratégicas. Essas informações são valiosas para identificar oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia de marketing de acordo com as demandas do público.

8. Maior flexibilidade para testar e inovar

Ter um site próprio também significa ter maior flexibilidade para testar e inovar. É possível fazer experimentações com o design, o conteúdo e a experiência do usuário sem depender das políticas de uma plataforma terceira. Além disso, é possível implementar novas funcionalidades e tecnologias que aumentam a eficiência do negócio e a satisfação do cliente.

LEIA TAMBÉM  Como empreender me ajudou a sair do meu emprego fixo

9. Melhor comunicação com os clientes

Com um site próprio, é possível estabelecer uma comunicação mais direta e eficiente com os clientes. É possível criar uma área de contato, implementar um chatbot ou mesmo disponibilizar um número de telefone para que os clientes entrem em contato diretamente com a empresa. Isso aumenta a confiança e a credibilidade da marca, além de proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado.

Sua marca merece ter seu próprio site desde o início para evitar problemas. Foto: Freepik

10. Possibilidade de integração com outros canais de venda

Ter um site próprio também significa que é possível integrá-lo com outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais. Isso amplia a visibilidade da marca e aumenta as chances de conversão, já que os clientes podem escolher a forma de compra que mais lhes agrada. Além disso, a integração com outros canais permite que o estoque e a logística sejam gerenciados de forma mais centralizada e eficiente.

Conclusão

Em resumo, ter um site próprio traz inúmeras vantagens para qualquer negócio. Desde o controle da experiência do usuário até a integração com outros canais de venda, passando pela construção de uma marca forte e a redução das taxas de venda, ter um site próprio é uma decisão estratégica e inteligente. Embora os marketplaces possam ser uma opção interessante para ampliar a visibilidade, ter um site próprio significa ter maior liberdade, controle e autonomia sobre o negócio.

Espero que você tenha gostado das dicas! Me conte nos comentário se prefere ficar no marketplace ou ter seu próprio site.

O que você achou?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas