HomeValorizando sua MarcaAinda vale a pena ter um blog hoje em dia?

Ainda vale a pena ter um blog hoje em dia?

Um blog serve para compartilhar seus conhecimentos, divulgar notícias e organizar suas ideias. Mas será que ter um blog ainda é útil hoje em dia? De quê forma ele pode ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes?

Em meio à tantas redes sociais e à criação de conteúdo rápido e dinâmico, pouco se fala à fundo sobre blog hoje em dia. Com o compartilhamento de Reels no Instagram, onde você pode gravar receitas, dicas, mini aulas, entre outras coisas, ferramentas como estas e redes como o Tik Tok parecem fazer o blog perder o sentido, ser uma ferramenta meio obsoleta em meios à tantas novas ferramentas que nos chamam à atenção.

Se você imagina que ninguém hoje em dia têm tempo de ler e as pessoas simplesmente precisam consumir conteúdo rápido, venho te dizer que um blog vai muito além disso e que pode complementar em muitas formas a participação no seu nicho e a comunicação da sua marca. Vamos ver agora algumas ideias relacionadas à blogs.

O que é rápido não é definitivo

Nas redes sociais tudo é consumido de forma muito rápida e pouco orgânica hoje em dia. Para esclarecer: muito rápido porquê você têm que adequar seu conteúdo em até 30 segundos e limitá-lo num formato que nem todos conseguem trabalhar bem (o vídeo), e pouco orgânica porquê raramente você conseguirá muito tráfego orgânico. Para “perpetuar” o seu Reels você tem que pagar constantemente para que ele continue aparecendo para as pessoas. Infelizmente o orgânico está cada vez mais raro e cada vez mais caro! ;P

Trocadilhos à parte, o que quero dizer é que apesar de ser um conteúdo de poucos segundos, a entrega dele à quem realmente interessa é limitada a um curto período (a não ser que você continue pagando) e depois ele será “esquecido no tempo”, o melhor, esquecido na timeline da sua rede social.

Para alguns tudo bem, já que conseguem criar conteúdos novos todos os dias, mas para a maioria, isso é mais um problema do que uma solução.

LEIA TAMBÉM  O bom atendimento que seus clientes esperam

Um blog vêm na contramão disso, onde você cria uma postagem sobre um tema e a mesma ficará sempre disponível, na maioria das vezes de forma orgânica (quando bem trabalhado). Além disso, cada vez mais este post “pegará força” em sua indexação nos mecanismos de pesquisa. Se souber escolher bem os temas, ao invés de “sumir no tempo”, seu esforço em criá-lo só trará credibilidade à sua marca.

A velocidade do ser humano não é a velocidade da Internet

Por mais que seja prático abrir o Instagram e ficar horas rolando a timeline e se entretendo com os conteúdos criados, quando se trata de ter que criar os seus próprios conteúdos para sua empresa, nem todos se sentem confortáveis com essa rapidez e “praticidade”.

Muito se fala em a Internet ser o “mal do século” por trazer doenças psicológicas como ansiedade e depressão, já que as pessoas não conseguem lidar com tanta informação ao mesmo tempo. Sabemos que tudo que vêm em doses pequenas, se torna mais digerível e conseguimos absorver melhor.

Quantos Reels você viu hoje? De quantos você se lembra? Quantos você salvou e nunca chegou a ver de novo?

Geralmente se chega numa postagem de blog através de uma pesquisa, num site de buscas, porque queremos saber sobre um determinado tema e nos aprofundar neste assunto. A própria situação que nos leva a ler uma postagem, faz com que dediquemos maior atenção na sua leitura, pois geralmente consegue nos transmitir algum aprendizado de maneira mais focada, mais tranquila, mais útil, e não num meio em que milhares de conteúdos audiovisuais diferentes disputam a sua atenção.

Com certeza, se você foi em busca de um tema e encontrou a resposta em um blog, esta resposta ficou gravada na sua mente por mais tempo.

A grande maioria não consegue acompanhar a tudo e a todos que gostaria nas redes sociais, por isso preferem fazer suas pesquisas por si, ao seu próprio tempo, ao invés de ser bombardeado com milhares de informações desconexas nas redes sociais. Cada um faz o seu próprio tempo.

LEIA TAMBÉM  Fidelizar seu cliente: 7 práticas infalíveis

A liberdade de mostrar o seu trabalho

Sabemos que as redes sociais mudam seu algoritmo todos os dias. Não existe mais “receita de bolo”, curso ou método que te deixe atualizado em como as redes que você frequenta estão funcionando hoje. Isso chega a ser bem limitante do ponto de vista da criação de conteúdo, pois você nunca saberá como trabalhar com plataformas que mudam tanto. É assim ou não é? Enquanto você está planejando de um jeito, até você publicar seu conteúdo, a plataforma já está de outro, com outras regras, priorizando outros formatos.

Se você só usa redes sociais e está perdido, sem saber o que mais poderia fazer para se diferenciar da concorrência, te digo que ter um blog é libertador e próspero. No SEU blog você mostra o que quiser do SEU jeito e nor formato que desejar, seja ele em vídeo, áudio, fotos…. ou tudo misturado.

Não sou contra as redes sociais, só acho que elas sozinhas não são suficientes para fazer com que seu trabalho prospere e tenha uma comunicação eficiente com seu público.

Se você quer se sobressair da concorrência, experimente criar um blog. Compartilhe suas ideias, seus trabalhos. Se expresse de diversas maneiras. Crie conteúdos interativos para download que irão ajudar seus clientes. Crie significado para eles. Use apenas as redes sociais como um complemento.

Conclusão

Os blogs ainda valem a pena hoje em dia, pois o conteúdo que você cria é ilimitado e ganha mais força e visibilidade com o tempo, perpetuando assim o seu trabalho e suas palavras. Ele serve de portfolio para a sua marca, expondo sua verdadeira essência e criando um vínculo mais profundo com seu público.

O que você achou deste post? Deixe o link do seu blog aqui nos comentários para eu visitar! 🙂

O que você achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas