HomePapelaria PersonalizadaComo é trabalhar com criação de adesivos

Como é trabalhar com criação de adesivos

Ao longo dos últimos anos tenho trabalhado bastante com a criação de adesivos na Brazukete para papelaria e muitas meninas vêm até mim perguntando sobre o processo de criação e o que é preciso para criar adesivos. Neste post vou explicar um pouco do que esperar desta rotina criativa.

Sempre trabalhei unindo a criação de adesivos personalizados para empresas e eventos e criando kits com ilustrações para papelaria tradicional, para serem usados em cadernos, agendas e planners. Apesar de serem adesivos, ambos os processos têm muita diferença no dia-a-dia. Cada um opta pelo que se sente mais confortável, e acabei optando mais pela papelaria tradicional. Vamos conversar sobre alguns pontos neste post para que você decida qual a melhor opção para você, desde o processo digital à impressão.

Adesivos personalizados de cachorros que criei na Brazukete

Papelaria Personalizada

Neste tipo de adesivos podemos incluir desde adesivos para festas de aniversário com o nome da criança, por exemplo, até adesivos para a identidade visual de uma empresa.

Neste ramo a concorrência é alta e a demanda é grande. Você compete diretamente com gráficas rápidas, ou seja, sua mão de obra será alta. Terá que dar conta de fazer uma produção gráfica para empresas em média escala e isso exige bastante planejamento na sua rotina de trabalho.

Você pode vender adesivos com o logotipo da empresa e criar modelos sazonais para datas comemorativas, por exemplo, que ocorrerão em todos os nichos empresariais. As festas comemorativas também geram maior procura, como o Halloween, uma festa temática realizada em outubro, onde muitas pessoas buscam itens diferentes para oferecer aos seus clientes ou visitantes de sua festa.

Em ambos os casos, geralmente você criará algo que o seu cliente pediu especialmente para ele. Poderá fazer um questionário antes para elaborar melhor a criação dos adesivos.

LEIA TAMBÉM  Arte como relaxamento e fonte e renda

Papelaria Comum

Apesar de possuir uma temática mais livre, sem tantas exigências de clientes em específico, ainda assim e preciso bastante busca pelos temas atuais mais vendidos e que seus clientes em potencial estão precisando.

Também é uma área de bastante concorrência e as datas sazonais terão grande participação nas suas decisões, já que seus clientes irão decorar seus planners e agendas com seu produto.

Nesta área é essencial trazer novidades em cores e papéis, imagens exclusivas e muita criatividade. Você precisará pesquisar bastante antes e fazer uma boa divulgação depois de lançadas as coleções.

Se por um lado você não precisa que ninguém aprove seu trabalho (como é o caso da papelaria personalizada), por outro é preciso esbanjar criatividade e pesquisa de mercado para não deixar encalhar seus kits de adesivos.

Adesivos da banda Guns N’ Roses onde fiz desde a criação ao corte.

Digital vs. Manual

Nem todos que criam e vendem adesivos precisam necessariamente vendê-los fisicamente. Também é possível criar kits digitais para imprimir e recortar em casa. Se você está pensando em começar a vender adesivos mas não quer investir agora em máquinas e equipamentos, calma! Ainda há esperança! rsrs

Para criar adesivos manualmente você só precisa de um computador e algum software de edição de imagens. Claro que o processo criativo permanece demorado, mas a mão de obra não se estende até a impressão. Uma vez criado, seu produto digital fica disponível para sempre. Não há necessidade de mudar nada nele novamente.

Se você quer produzir seus próprios adesivos terá que pensar também em máquinas de corte como a Silhouette Cameo ou a Cricut, em papéis e impressoras. Claro que a mão de obra terá que ser calculada, pois suas horas de trabalho também irão aumentar e também a logística de postagem é algo a se pensar. Ainda assim é super satisfatório ver seus próprios adesivinhos em suas mãos!

LEIA TAMBÉM  Desenhando retratos em preto e branco

Também há a possibilidade de terceirizar a sua produção em uma gráfica por exemplo. Neste caso a tiragem mínima costuma ser alta a menos que você faça alguma parceria ou conheça o dono da gráfica. Senão, prepare o bolso pra fazer seu estoque!!

Trabalhoso e satisfatório

Nem em todo trabalho pode-se encontrar satisfação, mas neste posso garantir que ambos andam juntos, de mãozinhas dadas. Apesar de todo o processo ser trabalhoso e requerer horas de dedicação, é uma profissão que também traz prazer, afinal, suas ideias sairão do papel e muitas pessoas irão se beneficiar delas no seu dia-a-dia, sendo num planner ou numa festa…. ou na embalagem de uma empresa. Qualquer que seja o caminho que você escolher, o benefício da satisfação estará presente.

Se você quer saber mais sobre o processo de criação de adesivos, não deixe de seguir o blog. Vou compartilhar tudo o que sei com você! 😉

O que você achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas