HomeEmpreendedorismoComo empreender me ajudou a sair do meu emprego fixo

Como empreender me ajudou a sair do meu emprego fixo

Há alguns anos tive a oportunidade de me desligar por completo do meu emprego fixo, para me dedicar ao que realmente gostava de fazer. Transformei aos poucos o design no meu trabalho de tempo integral. Neste post vou contar um pouco sobre como o empreendedorismo me ajudou a conseguir fazer esta transição.

Admirando uma nova visão. Enxergando um novo caminho.

Sempre tive o desejo de trabalhar full-time com design, mas como a maioria das pessoas, não era apenas um sonho, algo que não podia concretizar ainda, pois precisava de um salario fixo, e não tinha nada de concreto com o design, nem sequer algo tangível.

Nesta época pouco se ouvia falar sobre empreendedorismo, mas acabei descobrindo o que era isso na prática e foi crucial mudar minha forma de pensar para que as mudanças também acontecessem na minha vida. Sei que cada um escolhe um caminho, mas de modo geral, resolvi listar alguns benefícios que o pensamento empreendedor trouxe para mim, e que hoje vejo que foram cruciais para conquistar o meu espaço como profissional liberal e empreendedora.

A palavra empreender na prática

Para entender como empreender pode mudar a nossa vida, primeiro e preciso entender o que significa a palavra “empreender”.

Definição da palavra EMPREENDER no dicionario Michaelis

Desta definição, creio que a parte principal é o “pôr em prática”, ou seja, transformar qualquer que seja seu sonho em realidade, tirando-o do papel e trabalhando em meios para torna-lo realidade.

Sair da zona de conforto é sim trabalhoso, mas o trabalho em si não é difícil como descreve o dicionário se você realmente gostar do que quer fazer e tiver interesse em aprender. A motivação em fazer o que se gosta deixa tudo mais fácil e principalmente prazeroso.

Identificando o que te motiva

Para empreender é necessário escolher um tópico que te motive, algo que você goste e esteja disposto a se dedicar em sua nova jornada de trabalho.

Uma boa dica para escolher um tópico e fazer uma lista de profissões que te agradam e começar a pesquisar mais sobre elas. Pesquise tudo a respeito da nova profissão que você quer seguir: tempo de execução, valores de mercado, o que sua concorrência está fazendo e quanto estão ganhando.

Tente selecionar algo que você não se sinta pressionado ao fazer, que te motive e te mantenha focado com naturalidade. Você não necessariamente tem que escolher apenas um. Existem profissões que podem se intercalar e inclusive criar novos nichos de mercado, algo que as pessoas precisam, mas ainda não têm ninguém que faça, ou poucos o fazem.

LEIA TAMBÉM  Site próprio ou marketplace? Qual é a melhor opção?

Faça esta lista num papel e crie anotações. Pense que este já e o primeiro passo para transformar seus sonhos em realidade.

Pondo a mão na massa

Como já foi dito, empreender é trabalho duro e sair da zona de conforto e buscar coisas novas para fazer. Com a sua lista em mãos, já podemos começar a colocar em prática como alcançar nosso novos objetivos e buscando os meios necessários para começar o nosso novo negocio.

Busque cursos e especializações na area que você escolheu. Talvez algum curso que já gere um trabalho inicial que você possa usar para se promover. Lembre-se que nessa corria para o sucesso, tempo é dinheiro, e tudo o que você puder fazer para otimizar seu tempo ao trabalhar sozinho será valido.

Nesta fase foi inevitável para mim manter meu trabalho fixo e dividir meu tempo entre o que eu gostaria de fazer e o que eu precisava fazer para ganhar dinheiro e manter as contas em dia. No caso do design, mesmo enquanto se aprende, é possível aproveitar seus projetos iniciais para venda e para começar seu próprio negócio. Busque fazer isso na área que escolheu se possível.

Tudo que é novo leva tempo para aprender e precisa de prática para melhorar cada vez mais. Você provavelmente não vai se lançar no mercado a altura da sua concorrência. Precisará de tempo para percorrer a estrada do conhecimento e para praticar sua nova profissão. Não existem atalhos e infelizmente, na maior parte das vezes este tempo não será remunerado e por isso você precisa estar preparado financeiramente para isso ou aguentar mais um tempinho no seu emprego atual.

Mais movimento. Menos perfeccionismo.

Acho que o grande segredo do empreendedorismo é o que o próprio significado do dicionário Michaelis nos trouxe: “Tentar e pôr em execução”. Independente do seu grau de conhecimento, o que realmente importa é você avançar em rumo à sua nova meta.

Um grande vilão presente na vida de todo empreendedor é aquela palavrinha chamada “procrastinação”, conhece? Essa palavrinha é nossa colega constante e daqui em diante sempre teremos que estar atentos à ela.

LEIA TAMBÉM  A escrita terapêutica como forma de aliviar o estresse

Procrastinar leva nosso cérebro à muitos questionamentos que geralmente são são pensamentos vagando pela nossa mente, mas que nos trazem sensações ruins e a vontade de desistir. Já vi muita gente desistindo sem nem começar. Sem nem ter noção se tudo aquilo que ela idealizou e sonhou por tanto tempo seria realmente bom para ela ou não. E aí meus amigos, te digo que uma certeza é bem melhor que uma dúvida se enraizando dentro da gente!

O perfeccionismo é uma das desculpas que nosso cérebro nos dá para a procrastinação. Parece que nunca seremos bom o suficiente e que enquanto nosso trabalho não estiver num patamar considerado (por nós mesmos) “bom”, ele não é digno de ser divulgado e comercializado. Pura ilusão. Mais uma das armadilhas de se trilhar nosso próprio caminho.

“Crescer é como mergulhar, não pense apenas feche os olhos e vá”

Do filme Dias Melhores

Muitas vezes julguei o meu trabalho antes de publicá-lo, pensando não ser bom o suficiente. Isso me desmotivava e me atrasava a vida. Quando resolvi tentar deixar esse autojulgamento de lado, percebi que há público para tudo e nem tudo que é bom para mim é bom para os outros.

Empreender é movimento desde o início. Aproveite todas as suas ideias. Não desperdice seu trabalho. Sempre há alguém que vê valor no que você não consegue ver. É só uma questão de ponto de vista.

Empreender é um presente. Aproveite!

Qualquer pessoa pode empreender. Aprender é para todos. Se lance à novos desafios, aprenda coisas novas e enxergue novas possibilidades.

Se você está infeliz no seu trabalho atual ou está desempregado, sem oportunidade de trabalho, aproveite-se desse presente e comece algo novo. Quando você olha para frente, enxerga novos horizontes para seu futuro e essa nova perspectiva muda tudo.

O melhor é que você não precisa de ninguém para descobrir novas possibilidades. Comece agora a planejar, faça sua lista, dê o primeiro passo e continue caminhando.

Comente o que você achou do post. Quer ver mais conteúdos assim por aqui? =]

O que você achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Danielle Celucci
Danielle Celuccihttps://www.oquemefazfeliz.com.br/
Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Formada em design e comunicação digital, com experiência em e-commerce e papelaria personalizada. Adoro artes, fotografia, ilustrações, artesanato e tudo que envolva criatividade. No meu blog vou compartilhar tudo que sei com você!

Popular posts

Em Destaque

Ofertas exclusivas